5 dicas para cultivar tomates em vasos. Nós aqui do site Delicias e saúde, estamos trazendo para você este artigo feito com muito carinho. Sendo assim, seja bem-vindo ao nosso site, tenha uma boa leitura.
No entanto. os tomates podem ser difíceis de cultivar em recipientes, mas continuam a ser os vegetais de verão mais populares. Portanto, como a jardinagem em vasos também é bastante popular, especialmente em espaços pequenos. Mas, jardineiros determinados descobriram maneiras de criar culturas em vasos de tomates saudáveis e deliciosos.
Aqui estão cinco dicas essenciais para o cultivo de tomates em vasos, além de algumas ideias adicionais para aumentar sua colheita de tomates em vasos.
Cultivar tomates em vasos: Use contêineres realmente grandes
Portanto, uma das coisas mais importantes que você pode fazer para garantir o sucesso é usar um recipiente grande o suficiente. Ou seja, quanto maior, melhor, para que sua planta de tomate receba bastante água e nutrientes.
Mas, para uma planta, você precisa de um recipiente com pelo menos 1 pé quadrado, mas 2 pés quadrados é melhor (baldes de 5 galões são o tamanho perfeito).
Contudo, certifique-se de que o recipiente tenha uma boa drenagem, para que as raízes permaneçam úmidas, mas não encharcadas.
Sendo assim, se você usar um balde, faça furos no fundo para permitir a drenagem da água.
Certamente, encha seu vaso com terra de alta qualidade para cerca de uma polegada da borda superior.
Cultivar tomates em vasos: Plante Tomates Profundamente
No entanto, a maioria das mudas de hortaliças são plantadas na mesma profundidade de seus recipientes originais; os tomates são a exceção.
Portanto, ao plantar uma muda de tomate, remova os poucos conjuntos de folhas inferiores e cave um buraco fundo o suficiente para que a maior parte da planta fique enterrada no buraco de plantio. 1
Ou seja, uma planta de tomate produzirá raízes ao longo da parte enterrada de seu caule, desenvolvendo um sistema radicular forte e plantas mais robustas.
Cultivar tomates em vasos: Regue o solo de forma consistente
Sendo assim, regue as plantas pela manhã para fornecer hidratação durante todo o dia e permitir que a folhagem úmida seque durante o dia.
Então, aplique água diretamente no solo e minimize a umidade nas folhas, o que pode estimular a ferrugem e os fungos. Ou seja, o solo deve estar úmido, mas não encharcado para evitar o apodrecimento das raízes.
Mas, durante os dias sufocantes de verão ou dias quentes e ventosos, você pode ter que regar as plantas duas vezes por dia.
Além disso, se uma planta de tomate receber pouca água, a planta murchará e enfraquecerá, e os tomates poderão desenvolver a podridão final da flor. Se suas plantas estiverem recebendo rega inconsistente, os frutos do tomate podem rachar.
Cultivar tomates em vasos: Alimente seus tomates
Sendo assim, os tomates são alimentadores pesados, e os tomates cultivados em recipientes precisam ser alimentados a cada duas semanas. Certifique-se de alimentar suas plantas com os nutrientes primários de que necessitam de nitrogênio, fósforo e potássio.
Portanto, alguns solos para vasos já contêm fertilizantes, então leia o saco do solo para determinar se esses nutrientes essenciais estão incluídos na mistura. Ou seja, se o solo do vaso não incluir fertilizante, alimente as plantas com um fertilizante de liberação lenta para todos os fins ou um fertilizante específico para tomate.
Garanta a exposição ao sol e o calor
No entanto, as plantas de tomate requerem sol pleno, o que significa pelo menos 6 a 8 horas por dia entre as 10h e as 16h.
Sendo assim, coloque os vasos em um local que receba luz solar o dia todo e, se as condições mudarem ao longo da estação de crescimento, mova os vasos para garantir a exposição adequada ao sol.
Certamente, as plantas de tomate gostam de temperaturas quentes. Mas, se as temperaturas caírem, leve as plantas para dentro ou proteja-as do frio. Se as temperaturas subirem, forneça mais sombra porque a planta deixará de produzir flores e frutos.
Dica:
Enquanto tomates estabelecidos prosperam em pleno sol, muito sol pode enfraquecer ou matar plantas jovens que não são endurecidas ou aclimatadas lentamente às condições de cultivo ao ar livre.
Dicas adicionais para cultivar tomates em vasos
- Os tipos determinados são mais adequados para a cultura em recipientes do que os tomates indeterminados. Ou seja, variedades determinadas colocam suas flores e produzem frutos em um único fluxo, em vez de espaçar a produção de flores e frutos ao longo de toda a estação de crescimento, como fazem os tipos indeterminados. Tipos determinados tendem a prosperar em espaços pequenos.
- Agrupe os vasos para sombrear as raízes. Mas, enquanto a vegetação precisa de muito sol, a zona da raiz dos tomates pode ficar muito quente se os recipientes forem expostos a muito sol. Ao agrupá-los, você pode fornecer alguma sombra para as raízes.
- Evite recipientes pretos. O plástico preto pode absorver e reter muito calor, o que pode fazer com que as raízes fiquem excessivamente quentes, levando a plantas atrofiadas.
- Use uma mistura de envasamento fofa e leve. Uma boa mistura porosa permite que as raízes cresçam livremente e ajuda a umidade e o ar a penetrar nelas.
- Fornecer suportes. Certamente, as plantas de tomate costumam surpreendê-lo com seu tamanho. A maioria dos tipos, mesmo aqueles apresentados como variedades de pátio, se beneficiarão da montagem de uma gaiola ou pelo menos algumas estacas no vaso, permitindo que você eleve e amarre as hastes.
- Mulch a mistura de envasamento. Ou seja, uma camada de 1 polegada de palha, casca desfiada ou folhas picadas ajudará a evitar que o meio de cultivo absorva muito calor, preservando a umidade.
Sendo assim, depois de dominar o cultivo de tomates em vasos, você pode nunca sentir a necessidade de ter um jardim tradicional. Mas, um grande benefício para o cultivo de tomates em contêineres é a portabilidade; você pode mover os contêineres para aproveitar as melhores condições de cultivo.
Contudo, os recipientes são particularmente úteis se você não tiver um espaço de jardim no solo. Certamente, os vasos podem ser colocados em uma varanda, alpendre, pátio, garagem ou deck. Contanto que você conheça as dicas e truques para manter os tomates felizes, poderá desfrutar de tomates caseiros em qualquer lugar.
5 dicas para cultivar tomates em vasos
5 dicas para cultivar tomates em vasos. Nós aqui do site Delicias e saúde, estamos trazendo para você este artigo feito com muito carinho.
Ingredientes da receita: