7 sinais concretos de que você está passando por uma síndrome de relacionamento pós-traumático
7 sinais concretos de que você está passando por uma síndrome de relacionamento pós-traumático. Se você sofreu abuso físico, sexual ou emocional em um relacionamento íntimo, você sofreu um trauma. Você pode reagir de forma significativamente diferente daqueles que passaram por outros tipos de situações traumáticas.
Algumas pessoas excluem ou entorpecem as memórias abusivas, mas você pode continuar a revisitá-las continuamente. Esse tipo de traumatização pode se tornar uma barreira para sua cura, progresso e o tipo de relacionamento seguro e saudável que você deseja.
Se você está se recuperando de um relacionamento, mas ainda não se sente “você mesmo”, pode estar sofrendo de um tipo de PTSD específico aos relacionamentos.
7 sinais concretos de que você está passando por uma síndrome de relacionamento pós-traumático
Pesquisadores têm explorado o conceito de síndrome de relacionamento pós-traumático (PTRS), que pode incluir uma resposta inicial de terror, horror e raiva em relação ao parceiro abusivo. Pode consistir em pensamentos intrusivos, excitação e sintomas relacionais que começam após o abuso. Aqui estão alguns sinais de que você está enfrentando a síndrome de relacionamento pós-traumático.
1. Você é facilmente desencadeado
Quando acionado, você tem uma resposta emocional extrema, como raiva, medo, preocupação, tristeza, dormência ou sensação de estar fora de controle. Os gatilhos são frequentemente associados a eventos que aconteceram com você pouco antes do evento doloroso. Você pode ouvir, ver, cheirar ou tocar algo que o lembre do evento traumático. Por exemplo, você pode ver um carro que lembra um ex e sentir medo.
Você pode se sentir ansioso em voltar ao local original em que viu o carro. Talvez seja uma certa música, barulho ou mancha que você e seu ex frequentemente saiam juntos que faz com que seu humor mude repentinamente.
2. Você quer voltar para outro relacionamento
Depois de deixar um relacionamento tóxico, você pode ter vontade de procurar outro logo depois. Se você não teve tempo para processar tudo o que aconteceu com você, pode muito bem ser outro relacionamento tóxico. Talvez você esteja procurando uma fuga ou uma chance de provar que é adorável.
De acordo com Dr. Josh Klapow, Ph.D., um psicólogo clínico, a recuperação é uma maneira comum de aliviar a dor ou mascarar sentimentos intensos de solidão. A recuperação pode ser um sintoma de trauma de relacionamento, por isso é fundamental reconhecê-lo e procurar ajuda se estiver ansioso ou deprimido.
3. Você luta com pensamentos intrusivos
Naftali Roberts, LMFT, um casamento licenciado e terapeuta familiar, diz que as pessoas com transtorno de relacionamento pós-traumático tendem a lutar com pensamentos intrusivos após os relacionamentos. Pensamentos intrusivos parecem surgir do nada. Os pensamentos e imagens que vêm à sua cabeça são indesejados e geralmente desconfortáveis.
Esses pensamentos podem ser chocantes ou sexuais às vezes. Ou talvez você de repente se lembre de um erro do passado e comece a se preocupar. Você quer pensar em outra coisa, mas parece que não tem controle, então não consegue.
Embora seja normal pensar em seu ex ocasionalmente, ter pensamentos descontrolados repetidos pode sinalizar que você precisa de apoio. TCC um tipo de psicoterapia que ajuda a reformular os pensamentos, e uma boa rotina de autocuidado pode ajudar.
4. Você se afasta da família e dos amigos
Após o abuso, algumas pessoas querem se cercar de familiares e amigos. Em contraste, outros querem estar longe deles. Hannah Guy, LCSW, psicoterapeuta especializado em recuperação de traumas, observa que, quando você sai de um relacionamento, não tem mais certeza de como é um relacionamento seguro e protegido - e talvez nunca tenha conhecido. Por esse motivo, você precisa se afastar da família e dos amigos para se manter seguro.
5. Você luta contra inquietação, irritabilidade e raiva
Esses sintomas de excitação surgem da resposta ao estresse do seu corpo ou do simpático resposta nervosa. Você se torna alguém que está sempre no limite, procurando a próxima ameaça. Seu coração dispara, sua respiração é difícil e você não consegue dormir direito. Esse estado contínuo de excitação elevada cria o ambiente perfeito para humores voláteis. Seu medo é condicionado, o que significa que você o vinculou a experiências negativas, que neste caso são aspectos de seu relacionamento.
6. Você tem sentimentos extremamente negativos em relação a si mesmo, como vergonha, culpa ou autoculpa
De acordo com Dra. Holly Schiff, PsyD, um psicólogo clínico licenciado, estar em um relacionamento tóxico provavelmente significa que você foi manipulado e levado a sentir que seus sentimentos não importavam ou que você era louco. Você diz a si mesmo que a separação foi sua culpa porque você era muito difícil, o que não é verdade. Esses pensamentos levam a pensar demais. Isso faz com que você busque o mesmo tipo de relacionamento para provar a si mesmo que pode fazer melhor e é digno.
7. Você tem dificuldade em confiar em si mesmo
Você pode ter sido uma pessoa confiante antes do relacionamento, mas agora não se reconhece. Você tem dificuldade em confiar em seus pensamentos e emoções. Você assume que está sempre errado. Toda a sua identidade foi destruída porque seu parceiro destruiu sua auto-estima. Durante o relacionamento, seu parceiro o tratou com mais gentileza quando você dependia dele.
No minuto em que você começou a tomar suas próprias decisões e expressar seus pensamentos, você se sentiu “louco”. Essa montanha-russa de emoções pode ter distorcido sua visão da realidade, tornando difícil confiar em si mesmo.
Você passou por muita coisa e agora é hora de se curar. Os primeiros passos para a cura incluem…
Reconhecendo os sintomas em si mesmo. Vindo de um lugar de compaixão, sabendo que não foi sua culpa. Reconhecer que sua experiência traumática pode estar causando comportamentos que você não reconhece. Eles são uma resposta de sobrevivência, e não todos vocês. Você pode alterar essas respostas com ajuda. A autocura sem apoio pode, às vezes, fazer você se sentir derrotado. Você não está sozinho.
Um sistema de suporte e terapia robustos podem ajudá-lo a:
Supere os sentimentos de vergonha e culpa. Entenda que o abuso não foi sua culpa. Observe os sintomas de saúde mental relacionados, incluindo ansiedade ou depressão, e processe sentimentos de raiva, preocupação e medo. Trabalhe com os problemas remanescentes de insegurança e confiança. Trabalhe para desenvolver um sistema de suporte saudável
O autocuidado pode ajudá-lo a acalmar como as respostas emocionais aparecem em seu corpo, praticando coisas como movimento, respiração profunda e fazendo coisas que fazem você se sentir seguro.
Você ainda é digno e não está sozinho. Se você está enfrentando algum desses sintomas ou não tem certeza se está. Por favor, fale com um terapeuta.
Quer conhecer outras receitas parecidas com 7 sinais concretos de que você está passando por uma síndrome de relacionamento pós-traumático você pode visitar nossa categoria clicando aqui 👉 Relacionamentos.
Deixe um comentário
Mais para você: